Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Projeto Comenius Bilateral Portugal/ França


"Apprenons à respecter nos fleuves, source de notre apprentissage"
(Aprendamos a respeitar os nossos rios, fonte da nossa aprendizagem)

Este projeto, iniciado no ano letivo transato, é um projeto bilateral pois envolve apenas dois países: Portugal e França, dos quais a escola E. B. D. Manuel I – Pernes, coordenadora, e a escola francesa da localidade de Chalais "Collège Théodore Rancy".
A ideia de fazer este projeto assentou no facto de ambas as escolas terem uma característica em comum: um rio. Em Pernes, o Alviela e, em Chalais, "La Tude".
Pretendeu-se com este projeto e a partir do rio, em primeiro lugar, estudar e aprofundar o conhecimento da língua francesa (língua de comunicação oficial do projeto), bem como os aspetos económicos e ambientais que um rio pode envolver. No caso do Alviela, outrora e antes da poluição, as moagens, a eletricidade, os torneados de madeira,..., agora, a poluição das águas e os esforços de despoluição para que o rio possa voltar  a ser um habitat de espécies piscícolas como a boga e o escalo,... Desta forma, para além da disciplina de Francês, envolve-se ainda outras, como a Geografia, a História, as Ciências Naturais, a Físico-Química e a Educação Visual. Claro está, nos dias de hoje, as TIC estão sempre presentes, como meio de comunicação e de realização de trabalhos, e é outra das disciplinas envolvidas.
Este projeto contou ainda com o apoio prestado aos intervenientes, dado pela Biblioteca Escolar, quer no que respeita à realização de trabalhos por parte dos alunos, quer na disponibilização dos seus recursos. É, pois, um projeto que conta com a transversalidade das disciplinas do currículo dos alunos.
Este ano recebemos 20 alunos, alojados em famílias de alunos que, na sua maioria, participaram na mobilidade do ano anterior (viagem a Chalais). Recebemos também 4 professores. A mobilidade teve lugar entre o dia 5 e o dia 16 de maio. No dia 14, teve lugar um jantar de confraternização na escola D. Manuel I - Pernes, que contou com a presença dos elementos da Direção da escola, de algumas individualidades, de professores e das famílias intervenientes.

Aqui ficam algumas fotografias “para mais tarde recordar”: 

 Chegada dos parceiros...
 Os alunos em atividades relacionadas com o rio...
Redação de texto sobre a importância da BE e seus recursos na realização deste projeto