Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2022

Pedro Abrunhosa - Que o amor te salve

 

Pedro Abrunhosa estreou o novo tema “Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura”, canção despida para tempos difíceis. A guerra na Europa não foi estranha ao processo. Afirma o autor:

«Ao provocar dor e impotência, à barbárie devemos contrapor a arte. Nunca no nosso tempo a ‘inutilidade’ desta se revelou tão útil. É através dela que, no silêncio, expulsamos a dor que é, simultaneamente, individual e colectiva. 

A brutal agressão da Ucrânia por Putin tem gerado uma indescritível dor real, palpável, em milhões de seres humanos. A morte é o mote selvagem deste ditador bárbaro. O povo ucraniano e o povo o russo sofrem o que nenhuma geração, nenhum território, jamais pensou vir a testemunhar de novo.

A forma que encontrei para me salvar, porque me sinto incapaz para ir agir no terreno, é escrevendo canções.

Escrita em cerca de duas horas, ‘Que O Amor Te Salve Desta Noite Escura’ não fala da guerra. Fala da incrível resistência dos cidadãos, dirigentes e militares ucranianos. Fala da esperança que projectam, pelos actos, sobre todos nós. É desta fibra que se forja um País» – Pedro Abrunhosa. in  https://madeinportugalmusica.pt/que-o-amor-te-salve-nesta-noite-escura-pedro-abrunhosa/ )

 

 

Letra da música: (para refletir)

Que o amor te salve nesta noite escura,
E que a luz te abrace na hora marcada,
Amor que se acende na manhã mais dura,
Quem há-de chorar quando a voz se apaga?

Ainda há fogo dentro!
Ainda há frutos sem veneno!
Ainda há luz na estrada!
Podes subir à porta do templo,
Que o amor nos salve..
E há uma luz que chama,
Outra luz que cala,
E uma luz que é nossa.

Que a manhã levante a rosa dos ventos
E um cerco apertado à palavra guerra,
Ninguém nesta terra é dono do tempo,
Nao é deste tempo o chão que te espera.

Ainda há fogo dentro!
(...)

O principio do mundo começou agora,
A semente será fruto pela vida fora.
Esta porta aberta nunca foi selada
Pra deixar entrar a última hora.

Ainda há fogo dentro!
(...)

 

A guerra começou há um mês

 Já passou um mês, e o conflito Rússia - Ucrânia parece não ter solução à vista. O mundo inteiro parece ter-se unido para mostrar que todos temos o direito à vida, à dignidade e à identidade.

O agrupamento de Escolas manifestou o seu apoio desde o princípio, a um povo macerado pela dor, um povo que vive em Portugal, mas que tem o coração numa terra distante, e devastada. Desde campanha de recolha de alimentos às bandeiras da Ucrânia em toda a escola, e a reflexão de todos, ontem, dia 24 de março, nas primeiras aulas da manhã, a partir de testemunhos das vítimas de um conflito sem sentido...além de perigoso para todos. Desejamos que esta nação saia de perigo para poder reconstruir-se. Esperança não poderá faltar.



Autor do mês - Alice Vieira

 Este mês, destacamos a vida e a obra de Alice Vieira, esritora ímpar na língua portuguesa comtemporânea, com obras mais destinadas ao público infanto-juvenil. Presente no programa de português do 7ºano, a sua obra dramática Leandro, rei da Helíria, vai surpreender o público adolescente.

De Alice Vieira temos, além de texto narrativo e poético, temos texto dramático.

Mais algumas informações, aqui:  https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=8 


 

Exposição - construção de instrumentos musicais - físico-química

 Fica um apontamento para uma exposição muito original: elaboração de instrumentos musicais com materiasi reciclados. E, se soubéssemos tocar, talvez estes nos oferecessem belas melodias...



Semana da Leitura - Cartaz

 

Semana da Leitura - 28 de março a 1 de abril


Na semana de 28 de março a 1 de abril vai decorrer a Semana da Leitura do agrupamento.

Vai estar patente uma exposição de livros para venda, e as escolas vão encher-se de alegria e de celebração, do livro, da leitura, e da poesia.


No dia 21 de março foi o dia Mundial da Poesia, e não foi esquecido. Toda a escola se envolveu e se dividiu para o desenvolvimento das atividades que veremos nessa semana, desde leitura em voz alta, leitura silenciosa, motivação para a leitura, animação da leitura, ateliers, etc...etc... 

Agora é esperar.

Abaixo fica um infograma com algumas atividades.




Exposição de história "Viagem no tempo e no espaço"

 Esta semana tem estado patente a exposição, nas Bibliotecas do Agrupamento, de história "Viagens no tempo e no espaço". Nesta encontra-se um panorama da história mundial desde os primórdios da civilização, com maquetes em 3 D e cartazes. Os trabalhos do 2º ciclo incidiram mais no património cultural e religioso da vila de Pernes, que foram feitos com muito entusiasmo e curiosidade, com um sentido de identidade muito próprio.

Alguns registos.







22 de março - prova de seleção dos representantes da assembleia de mesa do Parlamento Jovem - sessão distrital

 No dia 22 de março pelas 14.30, uma aluna do 9ºB, Maria Inês, prestou provas na Biblioteca Escolar D. Manuel I, em Pernes, para seleção dos representantes da assembleia de mesa do Parlamento Jovem. Está de parabéns pela sua coragem, e que esta experiência lhe sirva para refletir sobre a importância da do exercício de uma cidadania responsável. Agora é aguardar as provas de seleção para os deputados.




23 de março - eleição da iniciativa "Miúdos a votos"

 No dia 23 de março decorreu a eleição da iniciativa "Miúdos a votos", nas bibliotecas das escolas básicas do 2º e 3º ciclos. Os alunos do 3º ciclo foram convidados a votar no livro de que gostavam mais. E assim aconteceu: na Escola Básica D. Manuel I, o livro vencedor foi "O rapaz do Pijama às riscas", seguido de "A avozinha Gângster" e "Diário de Anne Frank". Como vemos, pela escolha de dois dos livros mais votados, a temática da guerra e da luta contra a intolerância e o genocídio é um assunto que perturba os jovens. 

Algumas imagens da nossa pequena campanha (que levou muita gente à biblioteca à procura dos livros para ler), na Escola Básica D. Manuel I:




21 de março - Dia do Agrupamento

 Esta semana foi repleta de atividades e de experiências.

A começar com o dia 21, em que decidimos comemorar o dia do Agrupamento. Em todas as escolas foram desenvolvidas atividades, em que os alunos aprenderam de forma diferente, e a comunidade educativa saiu da rotina.

Ficam alguma imagens dos ateliers que a escola D. Manuel I ofereceu, num dia em que o São Pedro nos brindou com bastante chuva.

Atelier de música



Experiências de físico-química



Ciências da natureza - estudo dos órgãos


Tecelagem com plástico - embelezamento do espaço exterior

E outros ateliers.

Choveu bastante, mas a alegria reinou nos corações de todos os meninos.





quinta-feira, 3 de março de 2022

Resultados Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2021/2022


O aluno Gaspar Guerreiro, do 9ºB da EB D. Manuel I, alcançou o 2º lugar - 3º Ciclo na Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, no passado dia 18 de fevereiro.

Deste modo, o aluno garantiu o apuramento para a próxima fase - Fase Intermunicipal - a realizar no dia 30 de março (prova escrita - online), representado o Agrupamento D. Afonso Henriques.

Congratulamos o aluno pelo resultado alcançado e desejamos boa sorte para a próxima fase!