As notícias sobre as bibliotecas do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques apresentam-se agora num novo blog.
https://beafonsinho.blogspot.com/
EXPERIÊNCIA
As notícias sobre as bibliotecas do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques apresentam-se agora num novo blog.
https://beafonsinho.blogspot.com/
EXPERIÊNCIA
No dia 27 de maio a Escola Básica D. Manuel I comemorou em espírito de harmonia, partilha e cultura um momento de festa. A Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Direção e uma equipa de professores organizaram este momento, com muito carinho e empenho por parte dos alunos e de toda a comunidade educativa. Um sarau cultural, com lugar para a dança, a música, a poesia, uma mostra de livros (promovida pela instituição) e uma mensagem para a vida de todos quantos estiveram envolvido.
Esta partilha contou com o trabalho dos alunos do 2º e do 3º ciclos, em conjunto com os nossos convidados, os utentes da Santa Casa de Pernes, e a sua equipa, todos deram vida à dinâmica desta atividade.
Esta atividade foi projetada e concretizada com o apoio de docentes das mais diversas áreas disciplinares, com a coordenação da Biblioteca Escolar e da professora de Educação Musical da escola.
Fica o registo.
O Agrupamento de Escolas D. A. H. aceitou com agrado o convite de se associar à Santa Casa da Misericórdia de Pernes, que celebra este ano os seus 435 anos de existência.
O agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques está de parabéns. O aluno Santiago Nunes do 7ºA da E.B. D. Manuel I obteve o 3º lugar no 1º escalão e as alunas Filipa D'Avó e Mariana Soares obtiveram os 2º e 3º lugares respetivamente no 2º escalão, na fase municipal.
Eis as fotos apuradas:
3º lugar (primeiro escalão)
Santiago Nunes - 7ºA - Presépio da Junta de Freguesia de Pernes
2ºlugar (segundo escalão)
Filipa D' Avó-Cerâmica desativada em Amiais de Baixo
3º lugar (segundo escalão)
Mariana Soares - Vindima
Este mês assinalamos a mestria literária de Luísa Ducla Soares, na Escola Básica D. Manuel I.
Mais informações em Biografia e bibliografia-Porto Editora
Nas bibliotecas do agrupamento está patente uma exposição no âmbito da disciplina de ciências naturais: "BI do animal". Os alunos do 2º ciclo construiram animais com materiais diversos e realizaram um trabalho de pesquisa com as suas características.
No final de abril ocorreram atividades de motivação para a requisição de livros na BE, dinamizadas pela Professora Lúcia Mendes e pela Professora Rosinda Casaca, com as turmas do 6º ano, em articulação com a professora de Português.
Os alunos mostraram muito entusiasmo por verificar que havia na biblioteca mais livros interessantes do que pensavam...
Ficam alguns registos fotográficos.
Hoje é o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A Biblioteca Escolar assinalou a data com uma pequena exposição no átrio da Escola Básica D. Manuel I.
O mais recente projeto da disciplina de Educação Tecnológica, que encontrou o seu lar nas nossas bibliotecas, é o tear. Nos intervalos é possível aprender um pouco desta técnica milenar de entrelaçar fios e fazer uma obra de arte. É uma maneira diferente de passar o tempo, utilizando a motricidade fina, estimulando a atenção e concentração e despertando para o sentido estético de objetos simples. Ficará certamente uma obra de arte, mas, até o trabalho ficar concluído, é preciso ter paciência, esperar, e continuar, sempre, a trabalhar. A ajuda de todos, professores, alunos, pessoal auxiliar, é bem vinda!! Vamos embelezar as nossas escolas!
Alguns apontamentos fotográficos:
Uma pergunta: Que desenho sairá daqui???
No âmbito da disciplina físico-química, com a colaboração da BE, está a decorrer nas bibliotecas do agrupamento uma exposição de trabalhos dos alunos do 9ºano, sobre o modelo atómico e as suas características. Algumas fotos:
No âmbito da disciplina de história e de cidadania e desenvolvimento, com a colaboração da BE, está a decorrer nas bibliotecas do agrupamento uma exposição comemorativa dos 48 anos do 25 de abril. Na E. B. D. Manuel I temos também uma estante de livros de interesse, bem como uma pequena exposição das "Mulheres da Revolução", organizada pela professora Rosinda Casaca.
Na BE da escola D. Manuel I já temos as listas dos leitores TOP do 1º semestre, bem como os vencedores do concurso "Marcas na História" - fase escola. Parabéns a todos os participantes! Os prémios e diplomas já foram entregues, na semana da leitura.
Este pequeno vídeo da RTP Ensina (infominuto) conta, muito sinteticamente, a história do 25 de abril, em Portugal.
https://www.youtube.com/watch?v=-SV1EBNYup8
Segue outro vídeo, a preto e branco, mais detalhado.
Encontra-se patente na Biblioteca da EB D. Manuel I uma Exposição alusiva à Comemoração do dia 25 de abril, com trabalhos realizados por alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de História. Encontram-se também disponíveis alguns livros da BE relacionados com a temática.
Passem pela BE e visitem.
No dia 4 de abril, pelas 9h30, no auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja, decorreu o segundo momento - a prova oral - da Fase Intermunicipal da CIMLT da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
O aluno Gaspar Guerreiro, do 9ºB da EB D. Manuel I - Pernes, participou nesta fase, acompanhado pela professora Rosinda Casaca, da Equipa da BE, representando o Município de Santarém no escalão 3ºciclo. Não foi apurado para representar a Comunidade da Lezíria do Tejo na Final Nacional, mas é de registar o seu desempenho e dedicação, alicerçados no seu gosto pela Leitura.
Viva a leitura!!!
No dia 30 de março decorreu o primeiro momento - a prova escrita - da Fase Intermunicipal da CIMLT da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A entidade organizadora foi a Câmara Municipal de Azambuja, através da Biblioteca Municipal, com o apoio da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
Neste primeiro momento participaram 76 alunos, dos vários concelhos da CIMLT, na resolução de uma prova escrita que teve como ponto de partida as obras literárias selecionadas para cada ciclo de ensino. Foram assim aprovados os 5 alunos de cada ciclo que irão participar na Prova Oral. O NOSSO ALUNO GASPAR GUERREIRO FOI APURADO PARA O DESAFIO SEGUINTE, a realizar no próximo dia 4 de abril, pelas 9h30, no auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja, que irá apurar os 2 alunos de cada ciclo de ensino que irão representam a Comunidade da Lezíria do Tejo na Final Nacional.
Parabéns a todos os participantes. Boas leituras, Gaspar!
Pedro Abrunhosa estreou o novo tema “Que O Amor Te Salve
Nesta Noite Escura”, canção despida para tempos difíceis. A guerra na Europa
não foi estranha ao processo. Afirma o autor:
«Ao provocar dor e impotência, à barbárie devemos
contrapor a arte. Nunca no nosso tempo a ‘inutilidade’ desta se revelou tão
útil. É através dela que, no silêncio, expulsamos a dor que é, simultaneamente,
individual e colectiva.
A brutal agressão da Ucrânia por Putin tem gerado uma indescritível dor
real, palpável, em milhões de seres humanos. A morte é o mote selvagem deste
ditador bárbaro. O povo ucraniano e o povo o russo sofrem o que nenhuma
geração, nenhum território, jamais pensou vir a testemunhar de novo.
A forma que encontrei para me salvar, porque me sinto
incapaz para ir agir no terreno, é escrevendo canções.
Escrita em cerca de duas horas, ‘Que O Amor Te Salve
Desta Noite Escura’ não fala da guerra. Fala da incrível resistência dos
cidadãos, dirigentes e militares ucranianos. Fala da esperança que projectam,
pelos actos, sobre todos nós. É desta fibra que se forja um País» – Pedro
Abrunhosa. in https://madeinportugalmusica.pt/que-o-amor-te-salve-nesta-noite-escura-pedro-abrunhosa/ )
Letra da música: (para refletir)
Que o amor te salve nesta noite escura,
E que a luz te abrace na hora marcada,
Amor que se acende na manhã mais dura,
Quem há-de chorar quando a voz se apaga?
Ainda há fogo dentro!
Ainda há frutos sem veneno!
Ainda há luz na estrada!
Podes subir à porta do templo,
Que o amor nos salve..
E há uma luz que chama,
Outra luz que cala,
E uma luz que é nossa.
Que a manhã levante a rosa dos ventos
E um cerco apertado à palavra guerra,
Ninguém nesta terra é dono do tempo,
Nao é deste tempo o chão que te espera.
Ainda há fogo dentro!
(...)
O principio do mundo começou agora,
A semente será fruto pela vida fora.
Esta porta aberta nunca foi selada
Pra deixar entrar a última hora.
Ainda há fogo dentro!
(...)
Já passou um mês, e o conflito Rússia - Ucrânia parece não ter solução à vista. O mundo inteiro parece ter-se unido para mostrar que todos temos o direito à vida, à dignidade e à identidade.
O agrupamento de Escolas manifestou o seu apoio desde o princípio, a um povo macerado pela dor, um povo que vive em Portugal, mas que tem o coração numa terra distante, e devastada. Desde campanha de recolha de alimentos às bandeiras da Ucrânia em toda a escola, e a reflexão de todos, ontem, dia 24 de março, nas primeiras aulas da manhã, a partir de testemunhos das vítimas de um conflito sem sentido...além de perigoso para todos. Desejamos que esta nação saia de perigo para poder reconstruir-se. Esperança não poderá faltar.
Este mês, destacamos a vida e a obra de Alice Vieira, esritora ímpar na língua portuguesa comtemporânea, com obras mais destinadas ao público infanto-juvenil. Presente no programa de português do 7ºano, a sua obra dramática Leandro, rei da Helíria, vai surpreender o público adolescente.
De Alice Vieira temos, além de texto narrativo e poético, temos texto dramático.
Mais algumas informações, aqui: https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=8
Fica um apontamento para uma exposição muito original: elaboração de instrumentos musicais com materiasi reciclados. E, se soubéssemos tocar, talvez estes nos oferecessem belas melodias...
Na semana de 28 de março a 1 de abril vai decorrer a Semana da Leitura do agrupamento.
Vai estar patente uma exposição de livros para venda, e as escolas vão encher-se de alegria e de celebração, do livro, da leitura, e da poesia.
No dia 21 de março foi o dia Mundial da Poesia, e não foi esquecido. Toda a escola se envolveu e se dividiu para o desenvolvimento das atividades que veremos nessa semana, desde leitura em voz alta, leitura silenciosa, motivação para a leitura, animação da leitura, ateliers, etc...etc...
Agora é esperar.
Abaixo fica um infograma com algumas atividades.
Esta semana tem estado patente a exposição, nas Bibliotecas do Agrupamento, de história "Viagens no tempo e no espaço". Nesta encontra-se um panorama da história mundial desde os primórdios da civilização, com maquetes em 3 D e cartazes. Os trabalhos do 2º ciclo incidiram mais no património cultural e religioso da vila de Pernes, que foram feitos com muito entusiasmo e curiosidade, com um sentido de identidade muito próprio.
Alguns registos.
No dia 22 de março pelas 14.30, uma aluna do 9ºB, Maria Inês, prestou provas na Biblioteca Escolar D. Manuel I, em Pernes, para seleção dos representantes da assembleia de mesa do Parlamento Jovem. Está de parabéns pela sua coragem, e que esta experiência lhe sirva para refletir sobre a importância da do exercício de uma cidadania responsável. Agora é aguardar as provas de seleção para os deputados.
No dia 23 de março decorreu a eleição da iniciativa "Miúdos a votos", nas bibliotecas das escolas básicas do 2º e 3º ciclos. Os alunos do 3º ciclo foram convidados a votar no livro de que gostavam mais. E assim aconteceu: na Escola Básica D. Manuel I, o livro vencedor foi "O rapaz do Pijama às riscas", seguido de "A avozinha Gângster" e "Diário de Anne Frank". Como vemos, pela escolha de dois dos livros mais votados, a temática da guerra e da luta contra a intolerância e o genocídio é um assunto que perturba os jovens.
Algumas imagens da nossa pequena campanha (que levou muita gente à biblioteca à procura dos livros para ler), na Escola Básica D. Manuel I:
Esta semana foi repleta de atividades e de experiências.
A começar com o dia 21, em que decidimos comemorar o dia do Agrupamento. Em todas as escolas foram desenvolvidas atividades, em que os alunos aprenderam de forma diferente, e a comunidade educativa saiu da rotina.
Ficam alguma imagens dos ateliers que a escola D. Manuel I ofereceu, num dia em que o São Pedro nos brindou com bastante chuva.