Páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Fora da Estante

Fora da Estante
10 dos cerca de 58 títulos editados da coleção Chamo-me, reconhecida pelo Plano Nacional de Leitura, encontram-se, agora “Fora da Estante” na Biblioteca Escolar da E. B. D. Manuel I.
Estes livros, recomendados desde os 9 anos de idade e até ao Ensino Secundário, destinados a leitura autónoma, leitura orientada ou apoio a projetos/ artes, começam sempre com uma autoapresentação. Exemplo: “Chamo-me… Luís de Camões. Nasci em Lisboa, no ano em que, na Índia, Vasco da Gama acabava os seus dias, três meses depois de, pela sua terceira vez, ali haver chegado. Tinha ido, nesse ano de 1524, […]”.
Grande parte dos livros desta coleção termina ainda com um quadro cronológico contendo os principais acontecimentos da vida das personagens abordadas, por décadas e, paralelamente, os principais acontecimentos da história, da ciência/tecnologia, das artes/ cultura.
Em exposição encontram-se os seguintes títulos: Albert Einstein, Vincent van Gogh, Vasco da Gama, Miguel de Cervantes, Teresa de Calcutá, Luís de camões, Picasso, Charles Chaplin, Alexandre Magno e Charles Darwin.
Vem conhecê-los!


A equipa da BE


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fora da Estante

Está patente mais uma exposição “Fora da Estante, no átrio, junto à entrada da BE.
Trata-se de 15 dos 21 exemplares que compõem a coleção áudio livro Era uma vez uma Maravilha, coleção que aborda monumentos de renome portugueses. Esses 21 monumentos foram os candidatos às 7 Maravilhas de Portugal.
Estas histórias, criativas como outras, têm a particularidade de decorrerem em torno de cada um dos monumento e de serem recheadas com pormenores históricos. Constituem, pois, uma forma fantástica de cativar para a leitura e de ensinar história a miúdos e graúdos!
Simplesmente deliciosas.
Aqui ficam os títulos: “O Castelo de Guimarães”, “O Mosteiro dos Jerónimos”, “A Igreja de São Francisco”, “O Castelo de Almourol”, “O Convento de Cristo”, “O Castelo de Óbidos”, “O Palácio da Pena”, “O Mosteiro da Batalha”, “O Palácio de Queluz”, “O Castelo de Marvão”, “A Torre de Belém”, “As Ruínas de Conimbriga”, “O Convento e Basílica de Mafra”, “As Fortificações de Monsaraz”, “O Mosteiro de Alcobaça”, “O Palácio de Mateus”, “O Paço da Universidade de Coimbra”, “O Paço Ducal de Vila Viçosa”, “A Igreja e Torre dos Clérigos”, “O Templo Romano de Évora” e “A Fortaleza de Sagres”.